Sunday, January 23, 2011



DISCURSO DA PRESIDENTE DA CASA DO PESSOAL DO ARSENAL DO ALFEITE

NA SESSÃO SOLENE DO 5º ANIVERSÁRIO.


22 JANEIRO 2011





Ilustres convidados.
Camaradas.



Comemoramos hoje o quinto aniversário da Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite.


Associação nascida do sonho de criar o espaço e o meio, onde seja possível recolher e divulgar a memória histórica representada pela instituição Arsenal do Alfeite e seu pessoal.


Permitam-me que, neste particular, saliente o empenho da CPAA e dos associados que representa, no sucesso desta casa. É justo que se reconheça que foi assim no passado.


É um compromisso desta Direcção para que assim continue no futuro.


Continuaremos empenhados para, em conjunto, construirmos uma envolvente que facilite a mudança e que promova iniciativas que aumentem a interacção dos associados com os diferentes grupos culturais e associações das nossas cidades.


Já todos também interiorizamos, de alguma maneira, que existem dificuldades.


Contudo tenho para mim que as dificuldades trazem também oportunidades.


Oportunidades para criar novas alianças.


Oportunidades para criar sentimentos de pertença mais fortes.


A conjuntura actual afecta todas as Instituições, e a CPAA não é excepção.No entanto não gostamos apenas de pensar em dificuldades. Preferimos pensar nas formas de as ultrapassar. Esta Direcção já definiu a sua estratégica de uma forma clara.É imperativo atrair o maior número de Arsenalistas para a sua Associação.E isto só irá acontecer se os Arsenalistas se revirem naquilo que lhes oferecemos, tanto na defesa dos seus interesses, como na qualidade dos serviços que lhes podermos prestar.


Acreditamos que a CPAA tem a confiança dos Arsenalistas e que a sua credibilidade está consolidada.


Urge então melhorar os serviços que actualmente oferecemos.


Urge ser inovador e criativo na procura de outras oportunidades.Mas é também premente que se concretize a nova sede da CPAA.Para que os Arsenalistas se sintam mais próximos e mais apoiados.Para que as suas expectativas sejam satisfeitas, e os compromissos sejam assumidos por todos.


Querer, nem sempre é poder.


Quando não há uma estratégia para se atingir a meta, dificilmente se consegue, ou quando não há disposição para se pagar o preço que a estratégia exige.


Os associados da CPAA estão habituados a ver nas suas Direcções, dirigentes que lutam pelos seus interesses e que valorizam o colectivo. Neste contexto, permitam-me que reafirme aqui, e de novo, as posições desta Direcção.


Assim, esta Direcção defende:



  • Dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas anteriores Direcções da Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite.

  • Promover e participar em todas as acções que contribuam para o fortalecimento dos laços de amizade, solidariedade e cooperação entre todos os Arsenalistas e seus familiares.

  • Promover com todos os meios disponíveis e em colaboração com as instituições, a assistência na doença, o apoio nas situações de carência e a ocupação dos tempos livres de todos os Arsenalistas.
  • Promover e participar em acções de carácter social, cultural, recreativo e desportivo que envolvam os trabalhadores, ex-trabalhadores e seus familiares.

  • Promover contactos e estabelecer parcerias com as instituições de solidariedade social.
  • Promover parcerias de âmbito social com as autarquias locais de Almada e Seixal que envolvam todos os Arsenalistas e seus familiares.

  • Continuar a desenvolver contactos com a Câmara Municipal de Almada e com a Câmara Municipal do Seixal tendentes a obter apoios para a instalação da Sede da Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite.

  • Continuar o processo de angariação de sócios para que o projecto da Casa do Pessoal envolva o maior número de Arsenalistas.
Permitam-me, também, que preste, aqui, uma merecida homenagem à memória de todos os trabalhadores que ao longo de 70 anos deram o seu melhor para tornar o Arsenal do Alfeite numa empresa de prestígio e referência para a Indústria Naval Portuguesa e homenagear também todos os Arsenalistas do tempo presente, que vivem momentos de angústia e incerteza quanto ao seu futuro e ao futuro da empresa.



Independentemente do poder político ter decidido pela passagem do Arsenal do Alfeite a Sociedade Anónima, não fiquem dúvidas para ninguém que os Arsenalistas continuarão a lutar para que o futuro do Arsenal do Alfeite continue público, ao serviço do Pais, da Marinha e dos Trabalhadores.

Setenta anos de História não se apagam com um decreto!

Por um lado os trabalhadores insistem em perpetuar esta empresa e o que de melhor ela tem: que são os seus funcionários, com os seus saberes, a sua experiência e o seu orgulho Arsenalista, por outro lado, o beneficiário da criatividade e da produção do estaleiro, o Estado, quer suspender esta empresa e dar-lhe um fim definitivo na sua função completa de Arsenal.



Setenta anos é muito tempo, foi muita vida vivida e partilhada e é muito caminho percorrido com e pelos Arsenalistas. É extraordinária a maneira como a vida se tece e os caminhos que vai desenhando. Quando entrámos para o Arsenal, o início foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte da nossa vida, onde todos os cantos teriam histórias escondidas. Ali passámos dos melhores anos da nossa vida. Fizemos amigos, muitos dos quais nos acompanharão para sempre.É hora de olhar para trás e ver por tudo o que já passamos. Ninguém podia imaginar as coisas que iam acontecer. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e a franca camaradagem.

Este é um momento especial!



Por isso temos que comemorar!

  • Comemoramos hoje o espírito e a força de todos aqueles que tornaram possível o sonho de criar esta Associação.


  • Comemoramos também o voluntarismo dos que continuaram o trabalho de erguer uma instituição que representa um colectivo que é uma força viva nesta região.
Agradeço reconhecidamente às autoridades aqui presentes e a todos que aqui vieram para prestigiar uma instituição ainda jovem no dia do seu quinto aniversário. Para se atingir uma Instituição renovada e inovativa é preciso somar generosidade e boa vontade.



É por isso, que eu os convido sempre a dizer:

  • Em frente CPAA, em frente!


  • Viva o Arsenal do Alfeite.


  • Viva os Trabalhadores do Arsenal do AlfeiteViva a Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite.


  • Vivam os Arsenalistas.
Muito obrigada.

No comments: