Na última 2ª feira, dia 3 de Março, visitamos o pintor José Barata Moura.
Depois de intensa pesquisa para localizar o Mestre, foi com a ajuda de amigos, que o conseguimos encontrar em Lisboa, numa casa de repouso no Restelo.
Uma casa calma, com amplos jardins, dedicada exclusivamente para receber e cuidar de grandes e talentosos artistas, como pintores, escritores, compositores ...
Era ansiosa esta visita, tanto para nós como para o Mestre, que nos recebeu com um contentamento muito próprio, pois desde o ano de 1989, quando foi convidado para estar presente nas comemorações dos 50 anos do Arsenal, nunca mais tinha recordado com Arsenalistas a sua vivência enquanto trabalhador do Arsenal do Alfeite.
Com a bonita idade de 97 anos, mantém ainda um estado de espirito muito forte e alegre, com um "poço" cheio de histórias acumuladas durante toda uma vida dedicada à arte, não só na pintura, mas também à música, ao teatro, à dança e à rádio.
Foi diferente aquela tarde de 2ª feira,... conhecer pessoalmente o Mestre Barata Moura, é coisa que nunca mais se esquece...
Fica aqui o nosso registo e agradecimento à Adiministração da casa que acolhe o Mestre, à forma pronta e simpática como nos recebeu.
Agradecimento também à disponibilidade do jornalista José Colaço, amigo e acompanhante nas caminhadas diárias com o Mestre Barata Moura.
1 comment:
A visita ao pintor José Barata Moura, Arsenalista :) é simplesmenet arrepiante ... o Arsenal é mesmo uma grande empresa :)
Post a Comment